segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO
De acordo com o estudo teológico da Cristologia Jesus sendo o próprio Deus, ele se faz carne para vir a terra como o cordeiro de Deus para ser o último sacrifício vivo pelos pecados daqueles que nele crê.
Sendo 100% Deus realizou diversas obras e feitos de sua natureza divina. Sendo, 100% homem como nossa teologia ensina, o mesmo teve todos os desejos e provações da vida humana. Como:
 
 HOMEM
 
·         Fome: Mateus cap. 4 vers. 2 – e tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
·         Cansaço: Marcos: cap. 4 vers. 38 -  e ele estava na popa dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no dizendo-lhe. Mestre, não te importa que pereçamos?
·         Furioso: João: cap. 2 vers. 15 – e tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo bem como os bois e ovelhas, e espalhou o dinheiro dos cambiadores e derribou as mesas.
·         Compaixão: João cap. 9, a cura de um cego de nascença, Marcos cap. 1 vers. 21, a cura do endemoniado de cafarnaum, e várias outras curas.
·         Tristeza: João cap. 11 vers. 35- Jesus chorou.
·         Angustia, medo: Lucas cap. 22 vers. 44 – e posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue que corriam até o chão.
·         Amor: João cap. 15 vers. 09 – assim como o Pai me amou também vos amei a vós, permanecei no meu amor.
·         Dor: Mateus cap. 27 vers. 32 em diante – Crucificação
  
CONCLUSÃO
 
Jesus como o Deus manifestado na terra, nasceu através de uma virgem chamada Maria através do espírito de Deus não tendo então recebido a herança do pecado que todos os homens recebem por parte de Adão. Jesus se torna o que chamamos de 100% homem o que não o diferiria de qualquer outro ser humano no quesito fraquezas, vontades, desejos. Sendo assim, foi alvo de grandes investidas do nosso inimigo o chamado de Satanás (adversário) ou Diabo (caluniador), pois o mesmo sabia de sua vulnerabilidade em sua forma humana, isto nós vemos claramente na sua tentação após ter jejuado quarenta dias e quarenta noites, Satanás o tenta oferecendo vários benefícios que foram negados por Jesus devido ao seu preparo diante do jejum. O mesmo estava debilitado carnalmente, mas o seu espiritual estava muito forte, aproximado de Deus através da consagração. Jesus nos mostra e deixa exemplos de como ele venceu o mundo e que como homens também podemos vencer. Jesus teve por objetivo nos salvar do pecado da descendência, nos trazer a palavra de Deus, e plantar uma semente no coração de alguns para que a sua igreja crescesse, se espalhasse alcançando todo o mundo.
 
DEUS
 
De acordo com nosso estudo Jesus Cristo também na sua passagem terrena ele também foi 100% Deus.
·         Jesus como divindade: Colossenses – cap. 02 vers. 09 – porquanto, nele, habita corporalmente, toda plenitude da Divindade.
 
·         Jesus como Deus: João cap. 01 vers. 01 – O verbo era Deus
 
·         Jesus como Deus : Filipenses cap. 02 vers. 05 ao 07 ler
 
·         Perdoa pecados: Marcos cap. 2 vers. 05 ao 10
 
·         Poder como Deus: Marcos cap. 4 vers. 38 – acalma a tempestade
 
·         Poder como Deus: João cap. 11 – ressureição de Lazaro
 
·         Jesus concede vida eterna: João cap. 10 vers. 28 – e dou-lhes a vida eterna
 
·         Jesus assentado a direita do pai: Marcos cap. 16 vers. 19
 
·         Jesus ressuscitou: Mateus cap. 28 – Jesus ressuscita no 3º dia
 
 
CONCLUSÃO
 
 Através destas passagens vemos Jesus atuando e se identificando em sua natureza divina. Jesus por mais que veio em forma carnal foi lhe dado toda autoridade por Deus tanto no céu como na terra ( Mateus cap. 28 vers. 18) então o mesmo se sobressaiu em perdoar pecados, curar, ensinar e diversos outros feitos milagrosos, pois o mesmo disse: todos os que crerem em mim fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o pai. (João cap. 14 vers. 12). Jesus com certeza aos olhos da cristandade foi o maior homem de todos os tempos, o único que foi 100% homem e 100% Deus atuando no meio da humanidade, com amor e autoridade. Nos dias de hoje vemos muitas doutrinas a respeito da vida de Jesus, como por exemplo, o Docetismo que nega a humanidade de Jesus, o Ebionismo que nega a divindade de Jesus e também o Modalismo que crê na manifestação da divindade em três pessoas, cada uma atuando em determinado momento, pai, filho, espírito santo. Mas sabemos através dos ensinamentos da bíblia sagrada que Jesus não foi criado, ele sempre existiu desde o princípio, e sem ele nada do que se fez teria feito. Nós temos apenas um Deus, que é manifesto em três divindades, o pai, o filho e o espírito santo, Amém.
 
Por: Rogério Mazuqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário