terça-feira, 18 de setembro de 2012

CONHECENDO A BÍBLIA


A bíblia

 

A bíblia sagrada é um livro que foi escrito por cerca de 40 escritores homens e mulheres divinamente inspirada pelo espírito santo de Deus Jeová. Por isso ela contém tudo que necessitamos tanto no lado humano como espiritual.

 As escrituras sagrada começaram a ser escrita aproximadamente no ano de 1500 antes de cristo sendo escrita até no ano 100 depois de cristo.

 As escrituras sagrada  foram registrada em materiais provenientes da época tipo, pedras, papiro, pergaminho, tabuas de argila, tabuas de cera.

 A bíblia ela se divide em antigo testamento e novo testamento, contendo 39 livros no antigo e 27 livros no novo testamento. Algumas bíblias contêm alguns livros incluídos no seu cânon que são chamados apócrifos.

 A bíblia católica pegando-a como exemplo contém sete livros que não contém na bíblia evangélica que são chamados de Deuterocanônico. Judith, Tobias, I Macabeus, II Macabeus, sabedoria de Salomão, eclesiástico, Baruc. São livros interessantes, históricos apropriados para aprendizado da época.

 O original da bíblia ela foi escrita em 3 línguas, hebraico, aramaico, grego. O hebraico é a língua originaria do povo hebreu, israelita. Aramaica língua originária do povo persa povo que dominou o mundo antigo desde 540 antes de cristo. Língua utilizada por Jesus Cristo para se comunicar com o povo. Língua a qual algumas partes do livro de Daniel, Esdras, Jeremias foram escritas. O grego se difundiu como o domínio de Alexandre, o grande que conquistou à pérsia se tornando a língua que a maioria das pessoas entendia.

A primeira tradução da bíblia para o grego ficou conhecida como septuaginta, ou seja, reunião dos 70 onde diz a história que setenta e dois rabinos se juntaram seis de cada tribo para traduzi-la. Logo após teve varias traduções começando pela vulgata latina pro São Jeronimo, também a inglesa por John Wycliffe.

A bíblia recebe esse nome da palavra grega βίβλιον, ou seja, biblion significando rolo ou livro. O rolo era a forma unida das escrituras sagradas que eram feitas de papiro ou pergaminho que eram coladas as folhas emendando uma nas outras. Geralmente tinham um comprimento de 10 metros com 0,30 cm de largura.

 O papiro era proveniente do Egito, o mesmo produzia as plantas e fazia o processo de curtimento e secagem e forneciam para os outros povos.

O pergaminho foi inventado  pelo povo de Pergamo através de peles de animais devido a falta de fornecimento do papiro pelo Egito.

A bíblia definitivamente é um livro inspirador que teve todo um processo de montagem, construção. Foi um livro escrito pelo próprio criador através do homem, para um povo escolhido, separado, promessa de Deus Jeová que rejeitou seus mandamentos e principalmente os milagres realizados a seu favor.

 

Um comentário:

  1. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
    Romanos 8:28

    ResponderExcluir